Denúncia

Segundo o manifesto [ kolekto ]:

“(...) crescemos nesses anos e vamos crescer mais. Não para sermos uma empresa grande, mas para sermos uma grande empresa. Uma empresa grande pode ser medida pela quantidade de pessoas. Uma grande empresa só pode ser medida pela qualidade das pessoas.”

Por isso, saber que cometemos algum ato que descumpriu uma lei ou que algum dos nossos colaboradores não agiu conforme as melhores práticas de ética profissional, é tão importante para nós. Garantimos o seu anonimato, se assim desejado.

 

O que seria alvo de uma denúncia?

Alguns exemplos de atos / fatos que podem e devem ser denunciados são:

• Fraudes;


• Corrupção;


• Suborno (ativo ou passivo);


• Presentes ou promessas indevidos;


• Assédio moral, sexualpsicológico, verbal, virtual, bullying, stalking ou qualquer comportamento de terceiros que tenham causado excessivo desconforto;


• Má conduta no ambiente de trabalho e/ou
 

• Quaisquer denúncias sobre atos ilícitos de corrupção relacionados a órgãos públicos ou privados, no escopo da Lei Anticorrupção nº 12.846/2013‚Äč.


Vale ressaltar que solicitações de cadastro de fornecedores, envio de currículos e assuntos fora do escopo do canal de denúncia não serão desconsiderados e não conduzidos à administração da [ kolekto ].


Para demais esclarecimentos, reclamações, elogios ou sugestões, por favor acesse o nosso site ou nosso Canal de Ouvidoria.

Sempre que possível, forneça o máximo de detalhes na sua denúncia, como, por exemplo:

 

• O quê (descrição da denúncia);


• Quem (nome das pessoas envolvidas, inclusive testemunhas);


• Quando (data em que aconteceu, acontece ou acontecerá);


• Onde (Local);


• Por que (a causa ou motivo);


• Quanto (se for possível medir);


• Há provas? (se elas existem e onde podem ser encontradas).



O que acontecerá com a minha denúncia?

As informações aqui registradas serão recebidas por uma empresa independente que assegurará sigilo absoluto e o tratamento adequado  de cada situação pela alta administração da [ kolekto ] de maneira imparcial e livre de conflitos de interesses.

A depender da denúncia e das necessidades específicas, poderá ser requerido o auxílio de Comissões Específicas para apurar o caso. Além  disso, a [ kolekto ] reitera seu compromisso com o anonimato, contudo, eventualmente, caso o denunciante se identifique no corpo da denúncia, poderá ser contatado por e-mail ou por outros meios de comunicação, se necessário para o andamento das tratativas ou simples acompanhamento  do caso.

É importante ressaltar que as apurações e investigações serão efetuadas  de acordo com a legislação em vigor e durarão em média 30 dias corridos,  o prazo pode até ser maior, conforme a complexidade da apuração de fatos.


Quais as consequências da minha denúncia?


Após a apuração de evidências e investigações, a [ kolekto ] se  compromete a implementar melhorias e instalação de políticas sempre que cabível, bem como a adoção de medidas educativas e disciplinares sempre obedecendo aos critérios legais e de proporcionalidade,  conforme a compatibilidade com o caso.


Sobre a responsabilidade do denunciante

Mantenha a boa-fé no uso deste canal para que ele nos ajude a evoluir e corrigir atos de omissão e/ou danosos, para isso, não o utilize para retaliações, calúnias ou difamações.

Importante lembrar que a veracidade das informações providas é uma responsabilidade exclusiva do denunciante. Todas as informações  serão verificadas durante o processo de averiguação, e as ações  decorrentes serão tomadas a critério exclusivo da [ kolekto ].